Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Selecionar notícias para um telejornal
08/09/2021
"Alinhamento dos telejornais" é um extrato (9m 44s) do programa "Nativos Digitais", da RTP, sobre os critérios de ordenamento das notícias num telejornal. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
Direitos e pegada digital
08/09/2021
"Quanto valem e para que servem os dados digitais que produzimos?" é o tem da entrevista (2m 55s) a Brittany Kaiser, ex-executiva da Cambridge Analytica, sobre os direitos que os cidadãos têm sobre os seus dados pessoais e sobre a sua pegada digital. Exibida no Programa Fronteiras XXI, da RTP, está disponível no sítio da RTPEnsina.
Notícias do mundo
06/09/2021
Atividade para associação de notícias à sua localização geográfica e produção de um recurso multimédia relacionado.
Tragédia em notícias
06/09/2021
Atividade para análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo, através da comparação de notícias sobre um mesmo acontecimento em momentos diferentes. Identificação de diferentes fontes para as notícias.
O que traz uma notícia para a 1ª página?
06/09/2021
Atividade para análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
Vamos conhecer a rádio local
06/09/2021
Preparação e realização de uma visita à rádio local, com vista ao conhecimento da organização de uma rádio e da distinção de géneros radiofónicos.
Uma rádio online para nós
06/09/2021
Atividade para conhecer os conteúdos e o funcionamento de uma rádio em linha.
Escutar com ouvidos de ouvir
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre as diferenças de abordagem de um tema (a crise dos refugiados) conforme os media e os géneros jornalísticos em que é tratado.
Como se constrói uma notícia?
06/09/2021
Planificação de atividade de análise de notícias para compreender as suas regras de construção.
The Agenda Setting Function Theory
06/09/2021
Vídeo (2m 20s) em que Brett Lamb, professor australiano especialista em Educação para os Média, explica a teoria segundo a qual os media assumem a função de influenciar a agenda pública, destacando determinados assuntos em detrimento de outros.
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.
A voz dos mais novos nos media
06/09/2021
Sequência de atividades a partir de uma reportagem do PÚBLICO e de mais recursos, que pode ser realizada dentro e fora da sala de aula, em registo de interdisciplinaridade e com envolvimento da biblioteca escolar.