Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Safety on Social Media
08/09/2021
Workshop focado na navegação segura e do uso responsável e produtivo das redes sociais, abordando ainda comportamentos de e face ao cyberbullying. Propõe uma atividade de uma hora em sala de aula.
Será Possível?
06/09/2021
Atividade para exercícios de produção textual a partir de uma notícia.
Vamos falar sobre jogos de computador?
06/09/2021
Atividade para divulgação de aspetos positivos e negativos dos videojogos e estratégias de autorregulação, através da criação de um produto mediático para sistematização das conclusões de um debate e da dinamização um encontro com os pais.
Adoro jogar!
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.
Vamos conhecer a rádio local
06/09/2021
Preparação e realização de uma visita à rádio local, com vista ao conhecimento da organização de uma rádio e da distinção de géneros radiofónicos.
Uma rádio online para nós
06/09/2021
Atividade para conhecer os conteúdos e o funcionamento de uma rádio em linha.
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.
O texto e a ilustração à conversa
06/09/2021
Plano de atividades para um encontro de olhares sobre um acontecimento: o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor. Sugestões feitas a partir de uma edição ilustrada do PÚBLICO.
A voz dos mais novos nos media
06/09/2021
Sequência de atividades a partir de uma reportagem do PÚBLICO e de mais recursos, que pode ser realizada dentro e fora da sala de aula, em registo de interdisciplinaridade e com envolvimento da biblioteca escolar.
Cyberbullying
08/09/2021
Plano de atividades sobre comunicação face a face versus comunicação online e centra-se em formas de prevenir e combater o cyberbullying