Passar para o conteúdo principal
Início

Navegação principal

  • Sobre
  • Recursos
  • Notícias
  • Colaborar
  • Contactos

RECURSOS

FILTROS

Etiquetas

  • (-) Agenda setting
  • Análise de conteúdos
  • Antes de publicar
  • (-) Bolha informativa
  • Cyberbullying
  • Desinformação
  • Direitos e Deveres
  • Direitos Humanos
  • Discurso do ódio
  • (-) e-identidade
  • Educação para os Media
  • Espaço público
  • Funções dos media
  • Géneros jornalísticos
  • (-) Inteligência Artificial
  • (-) Jornalismo e quotidiano
  • Liberdade de expressão
  • Literacia Mediática
  • Negócio dos media
  • Participação
  • Partilha de conteúdos
  • Passwords
  • (-) Produção de conteúdos
  • Proteção de dados
  • Publicação de conteúdos
  • Publicidade
  • Públicos e audiências
  • Redes sociais
  • Riscos
  • Segurança
  • Tipos de media
  • Validação de informação

Língua

  • Espanhol
  • Francês
  • (-) Inglês
  • Outras
  • Português

Nível de escolaridade

  • 1.º Ciclo
  • 2.º Ciclo
  • 3.º Ciclo
  • Secundário

Tipo de recurso

  • Atividades
  • Áudio
  • Audiovisual
  • Pagina Web

Área

  • Comunicação, entretenimento e informação
  • Conhecimento e compreensão
  • Identidade e bem-estar
  • Liberdade, ética e empatia
  • Pesquisa e análise
  • Produção e linguagens
  • Publicação e participação

Limpar filtros

Recurso do tipo atividade
How can technology enhance participation?
06/09/2021
Plano de atividade (1 página, tempo a definir pelo utilizador) sobre como podem os jovens ter um papel mais ativo na sua formação e como as tecnologias podem apoiá-los.
Recurso do tipo áudio
Mensagens áudio contra a infodemia
06/09/2021
Conjunto de nove mensagens áudio (duração entre 29s e 45s) produzidas pela UNESCO, em várias línguas, incluindo o português, as quais se destinam a ser disseminadas através de estações de rádio de todo o mundo, com o objetivo de combater a infodemia, ou seja, a pandemia da desinformação.
Recurso do tipo áudio
BBC Sound Effects
06/09/2021
Conjunto de mais de 16 mil sons (ex: motores, ambientes, alarmes…), propriedade da BBC, que podem ser descarregados e usados gratuitamente, desde que para fins pessoais, educativos ou de investigação.
Recurso do tipo audiovisual
The Agenda Setting Function Theory
06/09/2021
Vídeo (2m 20s) em que Brett Lamb, professor australiano especialista em Educação para os Média, explica a teoria segundo a qual os media assumem a função de influenciar a agenda pública, destacando determinados assuntos em detrimento de outros.
Recurso do tipo audiovisual
Michael O'Flaherty: artificial intelligence
06/09/2021
Vídeo (2m 12s) produzido pelo European Union Agency, que aborda aspetos vantagens e riscos da Inteligência Artificial, apontando as questões centrais que se colocam em termos de regulação.  
Recurso do tipo página web
Digital News Report 2020
06/09/2021
O Digital News Report 2020 é o maior inquérito mundial ao consumo de notícias e conteúdos informativos em formato digital, dando conta dos hábitos de consumo de notícias de mais de 80.000 indivíduos em mais de 40 países.
Recurso do tipo audiovisual
Artificial Intelligence
08/09/2021
"Video blog by Michael O'Flaherty: artificial intelligence" (2m 12s), aborda aspetos vantagens e riscos da Inteligência Artificial, apontando as questões centrais que se colocam em termos de regulação.
Recurso do tipo audiovisual
Oversharing: Think Before You Post
08/09/2021
Vídeo com música hip-hop original (3m 35s) que aborda a questão do excesso de publicação e/ou partilha nas redes sociais.
Recurso do tipo audiovisual
Trust Me: are you being manipulated?
08/09/2021
Apresentação (1m 47s) do documentário sobre como as pessoas recebem e partilham informação, com exemplos dos efeitos da desinformação online no mundo offline
Recurso do tipo audiovisual
Are you living an Insta Lie?
08/09/2021
Vídeo (3m 12s) no qual diferentes jovens mentem acerca da sua vida quotidiana, partilhando fotografias nas redes sociais, que não correspondem aos seus reais comportamentos, mas sim às expetativas dos seus amigos.
logo leme

Literacia e Educação para os Media Em linha

logo simbiose
Política de privacidade