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RECURSOS
Dependência virtual
07/09/2021
Reportagem da RTP (7m 05s), sobre as grandes perturbações que podem advir da dependência virtual. Disponível no sítio da RTP Ensina
Direitos e pegada digital
08/09/2021
"Quanto valem e para que servem os dados digitais que produzimos?" é o tem da entrevista (2m 55s) a Brittany Kaiser, ex-executiva da Cambridge Analytica, sobre os direitos que os cidadãos têm sobre os seus dados pessoais e sobre a sua pegada digital. Exibida no Programa Fronteiras XXI, da RTP, está disponível no sítio da RTPEnsina.
Um like que te pode desmanchar o smile
08/09/2021
Reportagem "Linha da Frente - Queimados na Rede" (30m 55s), da RTP, sobre os riscos associados às redes sociais. Disponível na plataforma RTPEnsina.
Faz delete ao cyberbullying
08/09/2021
Vídeo (4m 12s) que integra o Radar XS, um telejornal da RTP para crianças dos 8 aos 12 anos que pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente. No caso presente, a temática abordada é o cyberbullying.
Active Citizenship and the Media
08/09/2021
Workshop sobre formas adequadas de participação em processos democráticos através dos media e sobre formas de reconhecer notícias falsas. Propõe uma atividade de uma hora em sala de aula. Disponível no site EAVI destinado a crianças dos 10-11 anos
Eu domino o jogo?
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.
Vamos falar sobre jogos de computador?
06/09/2021
Atividade para divulgação de aspetos positivos e negativos dos videojogos e estratégias de autorregulação, através da criação de um produto mediático para sistematização das conclusões de um debate e da dinamização um encontro com os pais.
Adoro jogar!
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.