Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Critical Thinking Tools : “O que são notícias falsas?”
18/01/2022
Vídeo com a duração de 3’ 26” intitulado “O que são notícias falsas?”
O caminho para a Literacia Mediática
14/01/2022
'O caminho para a Literacia Mediática' - uma aventura que transformará Jack e o tornará sábio em Media!
Selecionar notícias para um telejornal
08/09/2021
"Alinhamento dos telejornais" é um extrato (9m 44s) do programa "Nativos Digitais", da RTP, sobre os critérios de ordenamento das notícias num telejornal. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
O poder da Imprensa
08/09/2021
"Qual é o poder da imprensa?" é o título de uma reportagem (2m 47s) exibida no programa Fronteiras XXI, da RTP, que está disponível no sítio da RTPEnsina. Aborda o impacto dos motores de busca e das redes sociais na produção noticiosa
O valor dos dados pessoais
08/09/2021
Reportagem (4m 48s) exibida no programa Fronteiras XXI na RTP, dedicado à problemática da perda de privacidade e de liberdade por via das novas tecnologias e da participação nas redes sociais. Disponível no sítio RTPEnsina
Redes sociais, algoritmos e bolhas
06/09/2021
Vídeo "Redes sociais, algoritmos e o perigo das bolhas" (1m 09s), disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Organizar e concretizar uma campanha online
06/09/2021
Vídeo (12m 07s) que explica os passos a seguir para organizar e implementar uma campanha online que respeite os Direitos Humanos.
Liberdade de expressão e discurso do ódio
06/09/2021
Vídeo (2m 46s) que estabelece a diferença entre liberdade de expressão e discurso do ódio.
The Agenda Setting Function Theory
06/09/2021
Vídeo (2m 20s) em que Brett Lamb, professor australiano especialista em Educação para os Média, explica a teoria segundo a qual os media assumem a função de influenciar a agenda pública, destacando determinados assuntos em detrimento de outros.
Trust Me: are you being manipulated?
08/09/2021
Apresentação (1m 47s) do documentário sobre como as pessoas recebem e partilham informação, com exemplos dos efeitos da desinformação online no mundo offline