Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Projeto ySKILLS- Resultados da 1ª série do questionário (…
16/02/2022
Primeiro relatório nacional do questionário longitudinal do projeto ySKILLS sobre competências digitais, elaborado sob a coordenação da Prof.ª Cristina Ponte.
Fake news – Não deixamos que nos enganem
01/11/2021
Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.
Manual de instruções para a literacia digital
31/10/2021
Portal que visa desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais.
MILObs
10/09/2021
Sítio online do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho que tem a Literacia Mediática como foco central.
Safety on Social Media
08/09/2021
Workshop focado na navegação segura e do uso responsável e produtivo das redes sociais, abordando ainda comportamentos de e face ao cyberbullying. Propõe uma atividade de uma hora em sala de aula.
Workshop "The Media and Me" (parte 1)
08/09/2021
Workshop de uma hora para crianças de 10-11 anos, disponível no site EAVI e destinado a sala de aula centrado na identificação dos vários tipos de media, respetivas finalidades, bem como na reflexão sobre o lugar dos indivíduos e dos grupos no ambiente mediático atual.
Mudar o mundo nas redes sociais
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais, identificando usos diferenciados.
Conceitos básicos de literacia dos media
06/09/2021
Atividade para compreensão do processo de construção de mensagens mediáticas.
Vamos classificar filmes
06/09/2021
Atividade para familiarização com diferentes critérios de classificação de filmes.
O desafio é: cria as tuas próprias Palavras Cruzadas
06/09/2021
Aprender a criar palavras cruzadas baseadas numa notícia. Uma atividade orientada por Paulo Freixinho, autor das Palavras Cruzadas do PÚBLICO.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>