Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Elementos do jornalismo
08/09/2021
"Os elementos do jornalismo" é um extrato (10m 17s) do programa "Nativos Digitais", da RTP, sobre os elementos/princípios considerados essenciais para quem trabalha em informação. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
Proteger a reputação digital
06/09/2021
Vídeo "Saiba como proteger a sua reputação digital nas redes sociais" (0m 54s), disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Redes sociais: limitar fotos indesejadas
06/09/2021
Vídeo "Saiba o que deve fazer se alguém publicar uma fotografia sua ou da sua família sem o seu consentimento" (0m 47s), disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Cyberbullying
06/09/2021
Animação (duração 01:47s) sobre cyberbullying.
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Levar os Media para a Escola
06/09/2021
Publicação com atividades, glossário (com termos relevantes para as atividades) e recursos sobre transliteracia, para os diferentes níveis de escolaridade, desde o 2º ciclo ao secundário.
Os Media e a Crise dos Refugiados
06/09/2021
Publicação com atividades e recursos sobre os media e a crise dos Refugiados, para os diferentes níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário.
Selfies, sexting, autoimagem física
08/09/2021
Informação sumária sobre WhatsApp, Snapchat, Instagram, Tik Tok e YouTube
Oversharing: Think Before You Post
08/09/2021
Vídeo com música hip-hop original (3m 35s) que aborda a questão do excesso de publicação e/ou partilha nas redes sociais.
Teen Talk on Cyberbullying
08/09/2021
Vídeo (5m14s) no qual quatro adolescentes respondem a questões acerca de cyberbullying