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RECURSOS
Critical Thinking Tools : “O que são notícias falsas?”
18/01/2022
Vídeo com a duração de 3’ 26” intitulado “O que são notícias falsas?”
Biblioteca escolar digital: tutoriais
31/10/2021
Página que colige um conjunto de tutoriais sobre literacia de informação e media.
MILObs
10/09/2021
Sítio online do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho que tem a Literacia Mediática como foco central.
Computação em nuvem
07/09/2021
Reportagem da RTP sobre a computação em nuvem (22m 01s). Disponível no sítio da RTPEnsina
Um like que te pode desmanchar o smile
08/09/2021
Reportagem "Linha da Frente - Queimados na Rede" (30m 55s), da RTP, sobre os riscos associados às redes sociais. Disponível na plataforma RTPEnsina.
Olhar crítico sobre as notícias
06/09/2021
Atividade para apresentação de conclusões sobre identificação de notícias irrelevantes.
Notícias do mundo
06/09/2021
Atividade para associação de notícias à sua localização geográfica e produção de um recurso multimédia relacionado.
O que traz uma notícia para a 1ª página?
06/09/2021
Atividade para análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
Eu domino o jogo?
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.
Será Possível?
06/09/2021
Atividade para exercícios de produção textual a partir de uma notícia.
Vamos falar sobre jogos de computador?
06/09/2021
Atividade para divulgação de aspetos positivos e negativos dos videojogos e estratégias de autorregulação, através da criação de um produto mediático para sistematização das conclusões de um debate e da dinamização um encontro com os pais.
Adoro jogar!
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.
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