Webinar “Desinformação e Segurança - desafios para a Cidadania”

22/03/2022
Webinar “Desinformação e Segurança - desafios para a Cidadania”

Nos últimos anos, com maior agudização no contexto da pandemia COVID-19 e presentemente com a Guerra da Ucrânia, o fenómeno da desinformação assumiu especial proeminência, tendo-se constituído como uma ameaça à segurança e, por essa via, uma ameaça à cidadania. Na verdade, a segurança é uma condição inerente à cidadania, pois para que esta seja efetiva pressupõe a possibilidade de exercício das liberdades fundamentais e o regular funcionamento das instituições, que só é possível se os cidadãos nelas confiarem. 

Os novos serviços em linha, em particular as redes sociais, têm sido o palco em que a desinformação mais avançou nos últimos tempos, servindo de plataforma para a difusão de todo o tipo de notícias falsas, de confabulações e de teorias da conspiração, frequentemente com fins económicos e/ou políticos, quer no plano nacional, quer no plano internacional. A desinformação em linha, também é usada como arma em guerras de que os cidadãos comuns muitas vezes não têm consciência, o que os torna facilmente em vítimas num campo de batalha que não sabem estar a pisar.

O rápido desenvolvimento tecnológico, onde assume particular relevância a designada inteligência artificial, faz recear que a ameaça se torne ainda mais grave, na medida em que permitirá uma difusão cada vez mais célere de sons e imagens manipulados em que será quase impossível aos cidadãos comuns identificarem o seu caráter enganador.

Neste contexto, urge promover a reflexão sobre como o sistema de ensino deve contribuir para fazer face a tais desafios e interpelar os atores relevantes, dos decisores políticos aos docentes e encarregados de educação, para tomarem consciência e assumirem as suas responsabilidades na resposta a dar.

A complexidade e multidisciplinariedade destas matérias e a necessidade de uma atuação em diversos planos recomenda, para maior eficácia na atuação, a constituição de parcerias.

Neste quadro, a Direção-Geral da Educação, com o apoio do Gabinete Nacional de Segurança e do Grupo Informal de Literacia para os Media, decide promover um webinar, visando dar um contributo para os objetivos acima enunciados e, em particular, para a identificação das principais ameaças que a desinformação coloca à segurança e, consequentemente, à cidadania, consciencializando dos principais atores do sistema educativo e procurando apontar os caminhos a seguir.

Programa

14h00 – Sessão de Abertura – José Vitor Pedroso, Diretor-Geral da DGE

14h10 – Desinformação – Daniel Catalão, Jornalista da RTP

14h20 – Desinformação e Segurança – Contra-almirante António Gameiro Marques, Diretor-geral do GNS 

14h50 – Voz da Escola – Filipa Matos, Professora do AE João da Rosa; Rita Damásio e Santiago Batista, alunos do AE João da Rosa 

15h20 – Sessão de Encerramento – Sérgio Gomes da Silva, GILM, SG-Presidência do Conselho 

*Evento moderado pelo jornalista Daniel Catalão

Este webinar tem como público-alvo docentes de diferentes níveis de ensino, que estejam envolvidos ou que tenham interesse na temática, assim como a alunos e restante comunidade educativa. Desafiamos a comunidade educativa para que num espaço de aula possam assistir e sobre o mesmo possam fazer diferentes abordagens

Irá realizar-se no Dia das Mentiras, 1 de abril de 2022, das 14h às 15h30, na plataforma zoom da DGE.