Junta-te ao debate “O declínio da democracia!”

24/11/2023
Junta-te ao debate “O declínio da democracia!”

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio Media, a Direção-Geral da Educação dá a conhecer o projeto europeu de Atualidade Jovem, ENTR(@pt.entr), um consórcio europeu de informação para jovens, em oito línguas: português, inglês, francês, alemão, polaco, romeno, holandês e búlgaro.  Em Portugal é produzido pela RTP.  Um espaço de discussão sobre Atualidade Jovem, valorizando a diversidade, as nossas semelhanças e diferenças. 

 

Este projeto irá promover na próxima segunda-feira, dia 27, às 18h um debate sobre o tema “O declínio da democracia”, em direto no Instagram, com moderação da produtora de conteúdos digitais ENTR/RTP, Miriam Andrade (@miriamcrandrade) e participação dos alunos Pedro Gonçalves e Solange Ribeiro, da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral e o aluno Lourenço Barros da Escola Secundária Amato Lusitano, de Castelo Branco.

 

Este tema decorre das conclusões do relatório “O Estado Global da Democracia 2023”, onde Portugal cai 13 pontos no ranking que avalia a qualidade democrática dos países. A Europa continua a ser uma das regiões com melhor desempenho a nível democrático. Contudo, apresenta retrocessos em democracias já consolidadas, como Áustria, Hungria e Polónia. Isto levanta muitas questões, tais como: será que a democracia está em crise? Como é que os jovens vêm a democracia (em Portugal e na Europa)? O que justifica este declínio democrático?

 

O debate irá decorrer no instagram.com/pt.entr

 

Fica o convite à participação na conversa através do chat do instagram.